Deseja mais informação? Siga estes links.
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
99 termos encontrado(s). Pág. 4|10 1 2 3 4 5 6 ... 10  
Refrescar
Rejuvenescer um determinado vinho adicionando-lhe outro mais novo.
 
Refrigeração
Aplicada aos vinhos, favorece a precipitação dos tartaratos e evita que este fenómeno tenha lugar na garrafa. Em vinhos de grande qualidade não se deve utilizar, já que retira componentes importantes ao vinho.
 
Região Determinada
Designação que, a partir de 1986, substituiu o termo Região Demarcada, e onde se produzem os VQPRD (Vinho de Qualidade Produzido em Região Determinada). Uma Região Determinada, em Portugal, é toda aquela com uma área geográfica bem definida e com vinhas inscritas para a produção de vinho de qualidade. Deverão ser respeitados o encepamento recomendado, as práticas culturais, métodos de vinificação, teor alcoólico mínimo, rendimento máximo por hectare, e as características organolépticas dos seus vinhos deverão ser analisadas e apreciadas por uma Câmara de Provadores que atestarão (ou não) a tipicidade do vinho. Há dois tipos de regiões determinadas: as D.O.C. (Denominação de Origem Controlada) que são as mais antigas ou aquelas com melhores provas dadas, relativamente à produção de vinhos de qualidade; e as I.P.R. (Indicação de Proveniência Regulamentada) de legislação relativamente recente e que poderão passar ao escalão superior, logo que demonstrem possuir capacidades físicas, técnicas e organizativas para a produção de vinho de qualidade. Em ambos os tipos de região podemos encontrar alguns dos melhores vinhos portugueses.
 
Regional (Vinho)
Classificação dada aos vinhos não enquadrados nas regras estabelecidas para as designações DOC e IPR. No entanto, trata-se também de vinhos produzidos numa região específica de produção, cujo nome adoptam, elaborados com uvas provenientes, no mínimo de 85%, da mesma região e de castas identificadas como recomendadas e autorizadas e sujeitos também a um sistema de classificação. Não significa, assim, que seja um produto menor, mas tão somente diferente dos VQPRD.
 
Registo da adega
Caderno onde se controlam as entradas e as saídas dos vinhos numa adega. Consta, normalmente, de uma descrição de cada vinho, com referências às sucessivas provas que se têm feito e com dados sobre a sua evolução em garrafa.
 
Rejuvenescer
Dar vitalidade e força a um vinho, acrescentando-lhe outro mais jovem (algumas vezes, aguardente). O sistema de criadeiras e de soleras que se utiliza em algumas regiões que produzem vinhos generosos e brandies, baseia-se na possibilidade de rejuvenescer e refrescar um vinho ou um brandy velho com o contributo de um jovem.
 
Remolhar
Encher com água (um barril, um tonel, etc.), para se assegurar de que o recipiente fica estanque por inchaço da madeira.
 
Remontagem
Bombagem do mosto que fermenta na parte inferior da cuba, trazendo-o para cima, para que cubra a manta de bagaços que se forma na parte superior, durante o processo de vinificação do tinto.
 
Remuage
Operação que consiste em agitar e girar as garrafas colocadas em ponta nos pupitres para decantar os sedimentos próprios da fermentação de champagnes e espumantes e situá-los junto da rolha, também conhecida por desborragem.
Conjunto de operações que se efectuam para homogeneizar uma cuba.
 
Rendimento
O rendimento de base de um vinhedo define-se pela quantidade produzida num hectare. Cada região fixa o rendimento máximo por hectare - 40, 50, 100 hectolitros por hectare - segundo as variedades e as zonas.
 
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
99 termos encontrado(s). Pág. 4|10 1 2 3 4 5 6 ... 10  
 
English