Doenças Pragas
Casaca de ferro

A casaca de ferro é provocada pelo coleoptero Otiorrhyncus sp. Entre Abril e Maio, os coleópteros dirigem-se para as folhas e gomos da videira em busca de alimento. Os adultos (apenas fêmeas) têm cerca de 10 mm de comprimento e são de cor preta/cinzenta. Os seus hábitos são nocturnos, por isso todas as manhãs regressam ao solo. As larvas da casaca de ferro penetram no solo e atacam as raízes da videira.

- “Desaparecimento” de gomos (os adultos alimentam-se de gomos, jovens rebentos e folhas)
- Enfraquecimento da videira, pois os adultos alimentam-se das raízes

Luta cultural:

- Recolha manual dos adultos (efectuada à noite)
- Aplicar cintas-armadilha (cartão com cola ou lã) no tronco para impedir subida de adultos

Luta biológica:

- Utilização de nemátodos que se alimentam das larvas

Luta química:

carbofurão
deltametrina
endossulfão

A animação “Comportamentos de acasalamento e postura da traça da uva, Lobesia botrana, faz parte de uma colecção intitulada “Ciclo de Vida da Traça da Uva Lobesia botrana e modo de acção de auxiliares”.

Estes materiais multimédia foram desenvolvidos sob a coordenação científica da Professora Ana Aguiar, e produzidos pela Universidade do Porto para integrarem os materiais de apoio ao processo pedagógico de disciplinas de Protecção de Culturas.

Neste momento, esta e outras animações, integram um curso on-line de formação contínua da U.Porto intitulado “Protecção Integrada da Vinha U.Porto – curso on-line”.


 
English