Doenças Pragas
Aranhiço amarelo

O aranhiço é uma praga provocada pelo ácaro Tetranychus urticae Koch. As fêmeas adultas deste ácaro hibernam no tronco das cepas, nas folhas caídas e nas infestantes. No entanto, outra parte da população pode manter actividade (alimentação e reprodução) nas infestantes. Antes do abrolhamento, as fêmeas deslocam-se até às infestantes e juntam-se à população que aí permaneceu no Inverno, realizando a postura. Depois do abrolhamento, os ácaros deslocam-se para as cepas e colonizam as folhas a partir da base até à extremidade do pâmpano.

Folhas:

- Surgem manchas amarelas que evoluem para necroses contínuas e que podem originar uma desfoliação precoce.

Outros elementos da videira:

- O aranhiço amarelo ataca também pâmpanos, gavinhas e cachos (tecem teias que cobrem as uvas de pontos cinzentos).

Luta cultural: 

Deve-se dar uma atenção especial às infestantes, particularmente quando secam (por falta de água ou por intervenção). Passados 8 a 10 dias é conveniente fazer a estimativa do risco.

Luta biológica: 

Se a vinha apresentar populações de fitoseídeos, o programa de tratamentos deverá ser adaptado de modo a utilizar pesticidas pouco tóxicos para os predadores. Quando a vinha não possui predadores pode-se proceder a largadas inoculativas a partir de populações recolhidas em vinhas.

Luta química:

Tratamento de Inverno:

- Óleo de Verão
- malatião + Óleo de Verão 

Tratamento de Primavera / Verão:

- cihexaestanho
- dicofol
- fenepiroximato
- óleo de Verão


- Para consultar outros produtos fitofarmacêuticos homologados para os ácaros, visite www.dgadr.min-agricultura.pt.

A animação “Comportamentos de acasalamento e postura da traça da uva, Lobesia botrana, faz parte de uma colecção intitulada “Ciclo de Vida da Traça da Uva Lobesia botrana e modo de acção de auxiliares”.

Estes materiais multimédia foram desenvolvidos sob a coordenação científica da Professora Ana Aguiar, e produzidos pela Universidade do Porto para integrarem os materiais de apoio ao processo pedagógico de disciplinas de Protecção de Culturas.

Neste momento, esta e outras animações, integram um curso on-line de formação contínua da U.Porto intitulado “Protecção Integrada da Vinha U.Porto – curso on-line”.


 
English