Doenças Pragas
Cigarrinha Verde

Esta praga é provocada por um pequeno insecto das espécies Empoasca vitis, Empoasca solani,
Empoasca decipiens  ou Jacobiasca lybica.
Até aos anos 80, a cigarrinha verde surgia, por vezes, em algumas vinhas do sul de Portugal, contudo, hoje é mais frequente e existe noutras regiões vitícolas do país. 
A cigarrinha verde é um cicadelideo com 3 a 4 gerações anuais. No Inverno, os adultos passam o Inverno em locais abrigados que podem ser árvores ou arbustos de folha persistente ou infestantes e na altura do abrolhamento deslocam-se para a videira onde efectuam posturas junto à nervura principal da página inferior das folhas ou nos pecíolos. A saliva tóxica do insecto é libertada para o interior das folhas e provoca a interrupção da circulação da seiva.

Folhas:

- Necroses que resultam das picadas do insecto
- Manchas amarelas nas castas brancas
- Coloração vinosa nas castas tintas
- Se o ataque for muito intenso, as folhas podem cair a partir do mês de Agosto.

Tronco:

- Troncos em S com entre-nós curtos e que permanecem verdes durante muito tempo. Normalmente morrem no Inverno.

Luta cultural:

No Inverno, quando as cigarrinhas estão em hospedeiros alternativos, proceder à limpeza ou mesmo eliminação destas plantas.

Luta biológica:

São conhecidos diversos auxiliares da cigarrinha verde mas a sua acção é difícil de quantificar.

Luta química:

- fenepiroxamato
- flufenoxurão
- fosalona
- imidaclopride
- tiametoxame

- Para consultar outros produtos fitofarmacêuticos homologados para cigarrinha verde, visite www.dgadr.min-agricultura.pt.

A animação “Comportamentos de acasalamento e postura da traça da uva, Lobesia botrana, faz parte de uma colecção intitulada “Ciclo de Vida da Traça da Uva Lobesia botrana e modo de acção de auxiliares”.

Estes materiais multimédia foram desenvolvidos sob a coordenação científica da Professora Ana Aguiar, e produzidos pela Universidade do Porto para integrarem os materiais de apoio ao processo pedagógico de disciplinas de Protecção de Culturas.

Neste momento, esta e outras animações, integram um curso on-line de formação contínua da U.Porto intitulado “Protecção Integrada da Vinha U.Porto – curso on-line”.


 
English