Doenças Pragas
Erinose

A Erinose é provocada por ácaros invisíveis a olho nu da espécie Colomerus vitis família Eriophidae. As fêmeas (no estado adulto) hibernam nos gomos e na Primavera picam as folhas da planta quando estas ainda se encontram num estádio embrionário, originando o aparecimento de eríneas. Este ácaro apresenta várias gerações num ano e é capaz de alterar o seu modelo de vida: aquando de condições climatéricas adversas, é capaz de permanecer e penetrar mais fundo no gomo, adquirindo um comportamento semelhante a um “ácaro de gomo”.

Folhas:

- Empolações verdes que depois se tornam avermelhadas na página superior da folha. Na página inferior esta área há uma zona de intensa pubescência branca ou rosa claro que, posteriormente, se torna acastanhada

Gomos:

- Deformam o rebento terminal podendo matar os gomos hibernantes

Luta cultural:

- Queimar restos de poda de videiras atacadas
- Não utilizar material que possa estar contaminado

Luta biológica:

- Promover a presença de ácaros fitoseídeos (predadores)

Luta química:

Tratamento de Inverno:

- óleo de verão
- malatião + óleo de verão

Tratamento de Primavera - Verão:

- cihexaestanho
- dicofol
- endossulfão
- enxofre
- óleo de Verão

- Para consultar outros produtos fitofarmacêuticos homologados para os ácaros eriofídios, visite www.dgadr.min-agricultura.pt.

A animação “Comportamentos de acasalamento e postura da traça da uva, Lobesia botrana, faz parte de uma colecção intitulada “Ciclo de Vida da Traça da Uva Lobesia botrana e modo de acção de auxiliares”.

Estes materiais multimédia foram desenvolvidos sob a coordenação científica da Professora Ana Aguiar, e produzidos pela Universidade do Porto para integrarem os materiais de apoio ao processo pedagógico de disciplinas de Protecção de Culturas.

Neste momento, esta e outras animações, integram um curso on-line de formação contínua da U.Porto intitulado “Protecção Integrada da Vinha U.Porto – curso on-line”.


 
English