Beira Interior, Távora-Varosa e Lafões

As regiões da Beira Interior, Távora-Varosa e Lafões situam-se no interior do país e dispersam-se entre a zona da Beira Baixa e da Beira Alta, junto à fronteira com Espanha. As suas denominações, uma mais históricas que outras, produzem vinhos muito distintos fruto dos diversos climas existentes em cada sub-região.

Os solos da região são de origem granítica e xistosa, fruto do relevo acidentado e montanhoso da região. Por influência das montanhas e da altitude os Verões são secos e quentes, por outro lado, os Invernos são muito frios e com neve.

As adegas cooperativas produzem quase todo o vinho da região, apesar de, cada vez mais, surgirem no mercado vinhos de pequenos e médios produtores. As castas tintas mais cultivadas na Denominação de Origem da Beira Interior são a Tinta Roriz, Bastardo, Marufo, Rufete e Touriga Nacional. As castas brancas com maior expressão na região são a Síria, Malvasia Fina, Arinto e Rabo de Ovelha. A região reúne boas condições para a produção de brancos frescos e aromáticos e tintos frutados e encorpados. 

A Denominação de Origem de Lafões é uma pequena região no norte do Dão com poucos produtores. Apesar disso, os vinhos tintos da região são especialmente reconhecidos pela sua luminosidade enquanto os brancos são caracterizados por elevada acidez. As castas Amaral e Jaen são as mais utilizadas na produção de vinho tinto, enquanto as castas Arinto, Cercial e Rabo de Ovelha são as preferidas na produção de vinho branco.

A norte da região das Beiras e fazendo fronteira com a região do Douro, situa-se a Denominação de Origem Távora-Varosa. É uma região de pequena dimensão, todavia muito relevante na produção de espumantes. As castas brancas são as predominantes na região (Malvasia Fina, Cerceal, Gouveio, Chardonnay). As castas tintas mais plantadas são a Touriga Francesa, Tinta Barroca, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Pinot Noir. Apesar da produção da região ser liderada por espumantes, também são produzidos brancos frescos e tintos suaves.        

  • Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior
    Av. Cidade de Safed - Lote 7 - 1.º
    6300-537 Guarda
    Tel.: 271 22 41 29
    Fax: 271 22 31 01
    cvrbi@cvrbi.artelecom.pt
    www.cvrbi.pt/
  • Comissão Vitivinícola Regional de Lafões
    Adega Cooperativa de Lafões, CRL. - Várzea - S. Pedro do Sul
    3660-694 Várzea SPS
    Tel.: 232 71 13 10
    Fax: 232 71 13 10
    aclafoes@clix.pt
  • Comissão Vitivinícola Regional de Távora-Varosa
    Casa do Paço - Dalvares
    3610-013 Tarouca
    Tel.: 254 67 90 00/254 67 90 01
    Fax: 254 07 90 02
    cvrtavora.varosa@sapo.pt

Sub-regiões

Sub-regiões Beira Interior, Lafões e Távora-Varosa
  • 1| Lafões
  • 2| Távora-Varosa
  • 3| Beira Interior

Curiosidades

  • Monges de Cister

    Apesar do cultivo da vinha ter sido iniciado durante a ocupação romana, o grande desenvolvimento da cultura da vinha aconteceu só no século XII. Os seus responsáveis foram os monges de Cister que cultivaram a vinha nos seus terrenos.
  • Vestígios romanos

    Na região das Beiras, o início da cultura da vinha remonta à época romana. Existem diversos lagares talhados nas rochas graníticas que serviam para produzir vinho.
  • Proteccionismo

    Devido à qualidade e à importância social e económica dos vinhos das Beiras, implementaram-se algumas medidas para a protecção destes vinhos, nomeadamente no reinado de D. João I e de D. João III.