Doenças Pragas
Eutipiose

A eutipiose é uma doença provocada por ascósporos que se desenvolvem em ramos/madeira morta. É uma doença muito destrutiva e que se espalha facilmente entre as vinhas, normalmente adultas ou já envelhecidas.
A precipitação auxilia a activação dos ascósporos e o vento transporta para distâncias que podem chegar aos 60 km. Os ascósporos penetram na videira através de feridas de poda.      

Sintomas primários (locais onde se encontra o fungo):

- Tronco ou ramos afectados por uma necrose sectorial, de cor castanha clara e dura em forma de cunha (o ramo quebra facilmente)

Sintomas secundários (locais onde não se encontra o fungo):

- Lançamentos de crescimento reduzido e entre-nós curtos.

- Folhas de dimensão reduzida, deformadas e apresentam necroses na margem que provocam o fendilhamento. Nos casos mais graves as folhas secam e caiem.

- Vegetação com aspecto de vassoura

Luta cultural:

- Executar a poda tarde e em tempo seco e sem vento
- Evitar grandes cortes
- Realizar despampas


Luta química:

- Desinfecção das feridas de poda com flusilazol carbendazima+fluzilazol
- Usar tesouras de poda com injecção do produto

A animação “Comportamentos de acasalamento e postura da traça da uva, Lobesia botrana, faz parte de uma colecção intitulada “Ciclo de Vida da Traça da Uva Lobesia botrana e modo de acção de auxiliares”.

Estes materiais multimédia foram desenvolvidos sob a coordenação científica da Professora Ana Aguiar, e produzidos pela Universidade do Porto para integrarem os materiais de apoio ao processo pedagógico de disciplinas de Protecção de Culturas.

Neste momento, esta e outras animações, integram um curso on-line de formação contínua da U.Porto intitulado “Protecção Integrada da Vinha U.Porto – curso on-line”.


 
English