Vinhos de Portugal promovidos com sucesso na FITUR em Espanha 
	
	
	Forte adesão nas diversas provas temáticas sobre Vinhos do Norte de Portugal, em colaboração com o Turismo do Porto e Norte de Portugal
  Os Vinhos do Norte foram os protagonistas das provas temáticas  organizadas pela ViniPortugal, em parceria com o Turismo Porto e Norte  de Portugal, que visaram promover o conhecimento dos vinhos portugueses  na FITUR, em Madrid, não só junto do público espanhol como dos  visitantes estrangeiros da feira. Participaram nesta iniciativa vinhos  medalhados do Concurso Vinhos de Portugal 2014, distinguidos com prata,  ouro e grande ouro.
Em 2014 Espanha destacou-se como o principal mercado emissor de turistas  para o Porto e Norte e Portugal, estando previsto um reforço da  promoção de Portugal ao longo de 2015, em mais 10 feiras.
As provas foram realizadas no stand do Turismo Porto e Norte de Portugal  na FITUR, que registou mais de 225 mil visitantes. Neste existiu uma  grande aposta em divulgar o melhor que o Norte de Portugal tem para  oferecer, designadamente ao nível da Gastronomia e Vinhos. Tendo como  ponto de partida que os vinhos nacionais estão fortemente associados à  gastronomia portuguesa e esta harmonização é uma das vivências e  experiências mais recordada por quem nos visita, tanto que em 2014  “Experimentar a gastronomia” foi considerada a actividade mais praticada  por 62, 8% dos turistas. 
No total foram colocados à prova mais de 300 produtos gastronómicos e  vinhos no stand promocional de Portugal e foram realizados 35 live  cookings e show cookings e 40 provas de vinho comentadas.  
Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, destaca que “esta presença  enquadra-se numa parceria com o Turismo Porto e Norte de Portugal sendo  uma excelente oportunidade de promoção de um destino turístico e um dos  seus produtos mais emblemáticos, o Vinho. A presença na FITUR permitiu  comprovar a grande apetência dos espanhóis pelos nossos vinhos e  produtos gastronómicos e o interesse que demonstram em conhecer melhor  Portugal”.