Notícia

Entrega de prémios da VI Edição do Concurso de Vinhos Verdes & Gastronomia

CVRVV assinala 105 anos da Região Demarcada

CVRVV | 18-09-2013 | Geral, Regiões, Património
CVRVV assinala 105 anos da Região Demarcada
A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) celebra hoje o 105º aniversário da Região Demarcada, no Palácio do Freixo, com um jantar comemorativo, no qual serão apresentados os prémios da VI Edição do Concurso de Vinhos Verdes & Gastronomia.
A par da celebração da Carta de Lei de 18 de Setembro de 1908, documento que demarca a Região dos Vinhos Verdes, a CVRVV atribui os prémios relativos à VI Edição do Concurso de Vinhos Verdes & Gastronomia, cujo principal propósito é a promoção do Vinho Verde em harmonização com a gastronomia tradicional, de autor e internacional.

A iniciativa, de âmbito nacional, envolveu um total de 19 restaurantes que, do Minho ao Algarve, elaboraram 57 harmonizações avaliadas em duas fases distintas com critérios rigorosos. Os prémios, divididos em quatro categorias, dividem-se em Diplomas de Ouro, de Prata, de Bronze e de Finalista, destacando as melhores conjugações entre o perfil único dos Vinhos Verdes e os ingredientes seleccionados por cada Chef em cada restaurante.

Com um júri composto por cinco elementos - Agostinho Peixoto, Presidente da Associação de Profissionais de Turismo de Portugal; Bruno Almeida, Provador da Câmara de Provas da CVRVV; José Silva, crítico especializado; Renato Cunha, Chef do restaurante Ferrugem e Ricardo Costa, Chef do restaurante The Yeatman - a VI Edição do Concurso materializa as propostas apresentadas numa degustação ímpar, cujo menu é da autoria de alguns dos mais prestigiados Chefs portugueses, premiados naquela noite.

A encerrar a celebração, a CVRVV apresenta ainda a nova campanha institucional, sublinhando a importância do Vinho Verde como forte gerador de riqueza exportadora para o país".

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.