Notícia

Alentejo marca presença na Expovinis

Lusa | 24-03-2010 | Geral, Prémios, Economia
Os vinhos do Alentejo vão marcar presença na Expovinis, em São Paulo, Brasil, de 27 a 29 de abril, considerado o maior salão do setor na América Latina, disse hoje fonte da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).
Segundo a mesma fonte, a CVRA está a ultimar os preparativos da participação dos vinhos do Alentejo na Expovinis Brasil-Salão Internacional do Vinho, certame que recebe habitualmente milhares de visitantes.

O Brasil é um dos principais mercados importadores dos vinhos do Alentejo.

No âmbito das ações promocionais dos vinhos do Alentejo em mercados prioritários, a CVRA promoveu recentemente em Zurique, na Suíça, uma prova temática.

 A iniciativa, segundo a CVRA, reuniu cerca de duas centenas de visitantes, a maioria profissionais e lideres de opinião dos setores do vinho, gastronomia, hotelaria e restauração daquele país. Os vinhos do Alentejo estiveram representados por 16 produtores.

A presidente da CVRA, Dora Simões, adiantou hoje à Agência Lusa que "a Suíça é atualmente o quarto principal destino de exportação dos vinhos do Alentejo".

"Esta ação foi importante para ajudar à divulgação da região e, principalmente, para que os produtores possam alargar os seus contactos e aumentar a base de consumidores das suas marcas", salientou Dora Simões.

Segundo a CVRA, os vinhos do Alentejo estão a ser exportados para os quatro cantos do mundo, sendo Angola, Brasil, Estados Unidos, Suíça e Canadá alguns dos principais mercados.

A área de vinha no Alentejo ronda atualmente os 22 mil hectares e a região, que produziu cerca de 79 milhões de litros em 2008, tem em atividade 260 produtores de vinho. Os vinhos do Alentejo representaram quase metade das vendas em Portugal em 2008, mantendo uma "liderança destacada" no mercado dos vinhos certificados portugueses, segundo os dados da CVRA.

Comentar


  • Introduza as letras da imagem.
     

  • Os comentários são publicados após aprovação. O Infovini reserva-se o direito de alterar ou não publicar comentários que não contribuem para a discussão do assunto em questão, que contêm linguagem inapropriada ou ofensiva e se relacionem com algum tipo de promoção individual ou colectiva.