Doenças Pragas
Cochonilha algodão

A cochonilha algodão é uma praga provocada por pequenos insectos picadores-sugadores (Planococcus citri Russo) que podem atacar vários órgãos da videira.
Estes insectos são homópteros e apresentam seis gerações anuais. Hibernam na madeira velha ou debaixo do ritidoma das cepas. Depois do período de hibernação, os insectos iniciam o processo de colonização de nós, entre-nós, pecíolos e nervuras das folhas. As larvas das cochonilhas absorvem a seiva da planta que acaba por secar.

- Definhamento da videira
- Aparecimento de fumagina (fungo de cor escura que se instala na melada formada pela cochonilha
- Aparecimento de formigas devido à presença de melada
- Formações de cor branca que se assemelham a flocos de algodão nas varas, cacho e nas folhas
- Melada nos cachos (finais de Julho)

Luta cultural:

Limpar tronco e ramos mais grossos da videiras retirando o ritidoma nas zonas atacadas.
 
Luta química:

Tratamento de Inverno:

- óleo de Verão

Tratamento de Primavera-Verão:

-clorpirifos
-malatião + óleo mineral
-metidatião

A animação “Comportamentos de acasalamento e postura da traça da uva, Lobesia botrana, faz parte de uma colecção intitulada “Ciclo de Vida da Traça da Uva Lobesia botrana e modo de acção de auxiliares”.

Estes materiais multimédia foram desenvolvidos sob a coordenação científica da Professora Ana Aguiar, e produzidos pela Universidade do Porto para integrarem os materiais de apoio ao processo pedagógico de disciplinas de Protecção de Culturas.

Neste momento, esta e outras animações, integram um curso on-line de formação contínua da U.Porto intitulado “Protecção Integrada da Vinha U.Porto – curso on-line”.


 
English