Sistemas de condução Poda Empa Intervenções em verde

A poda é uma operação que consiste no corte de algumas varas da videira. Existem dois tipos de poda: a de Inverno, realizada quando a videira não tem folhas e a de Verão que decorre quando a videira está em actividade. A poda de Inverno é a principal forma de controlar a produção da videira e a poda de Verão (ou em verde) serve essencialmente para cortar as partes herbáceas que encobrem os cachos da videira.  

A poda é essencial para que a varas não cresçam em demasia e evitam que estas fiquem muito finas. Sem a poda a produção da videira gerava cachos de bagos pequenos, pouco sumarentos e que amadureciam de forma irregular. Deste modo, o principal objectivo da poda é permitir uma produção regular e de qualidade, além de coordenar a função vegetativa da videira (crescimento das varas) com a função produtiva (produção de uvas).

Como Executar?

Qualquer corte na videira deve ser bem rente, liso e inclinado para facilitar o processo de caracterização. O diâmetro dos ramos cortados não deve ser muito alargado, pois a cicatrização é mais rápida quanto menor for o diâmetro do ramo cortado. 

Nas varas os cortes devem executar-se com uma tesoura de poda e a um centímetro acima do gomo. Os ramos mais grossos devem ser cortados com um serrote e posteriormente alisados com uma navalha.

Poda de formação
A poda de formação serve para alterar a forma da planta, para que esta se adapte melhor ao sistema de condução e poda a que irá ser sujeita no futuro. Na poda do primeiro ano a planta fica com uma vara a dois olhos, a partir dos quais nascerão duas varas vigorosas. Se as varas não tiverem vigor suficiente, a vara deverá ser novamente podada a dois olhos.

 
English