Deseja mais informação? Siga estes links.
Castas brancas Castas tintas
Jaen  
  Propriedades da casta
Nome Jaen
Tipo da casta Tinta
Descrição A casta Jaen é cultivada em terras lusas desde a segunda metade do século XIX. É uma casta muito comum no Dão e pensa-se que terá sido trazida para a região através dos peregrinos que rumavam a Santiago de Compostela. A Jaen além de produzir generosamente é também uma casta de maturação precoce. É bastante sensível ao míldio e à prodridão. Os vinhos produzidos a partir da casta Jaen são essencialmente caracterizados pela sua cor intensa, baixa acidez e aromas intensos a frutos vermelhos.
   
  Características Ampelográficas
Fonte: Catálogo das Castas, IVV.
 
Abrolhamnento Precoce.
Ramo jovem Forma aberta. Cor branca. Vilosidade glabra.
Folha jovem Cor verde. Vilosidade glabra.
Flor Hermafrodita.
Vigor Médio.
Porte Semi-erecto.
Pâmpanos Cor da face dorsal dos entre-nós com estrias vermelhas e dos nós verde, face ventral dos entre-nós verde e dos nós vermelha. Vilosidade tearânea.
Gavinhas Distribuição regular descontínua. Comprimento médio.
Folha adulta Tamanho pequeno, forma pentagonal, quinquelobada. Cor da página superior verde. Dentes médios, tão largos como compridos, convexos. Seio peciolar pouco aberto com a base em forma de V. Seios laterais superiores abertos com a base em forma de V. Pigmentação antociânica fraca. Vilosidade glabra. Pecíolo de comprimento igual ao da nervura principal mediana. Vilosidade glabra.
Cacho Tamanho pequeno a médio. Compacidade frouxa. Pedúnculo curto e de lenhificação média.
Bago Tamanho médio, forma arredondada. Preto azulado, medianamente pruinado e com espessura média da epiderme. Polpa não corada, mole e sumarenta. Pedicelo curto e de fácil separação.
Graínhas Ausentes.
Sarmentos Secção achatada. Superfície estriada. Cor castanha avermelhada. Vilosidade tearânea.

 
English