Deseja mais informação? Siga estes links.
Castas brancas Castas tintas
Esganinho
  Propriedades da casta
Nome Esganinho
Tipo da casta Branca
Descrição Casta branca sem qualidade, com uma área de cultivo limitada à Sub-Região do Lima e sem representatividade. Pouco produtiva. Dá origem a vinhos sem destaque de qualidade.

Sinonímia: conhecida também por «Esgana-Cão».

   
  Características Ampelográficas
Fonte: Catálogo das Castas, IVV.
 
Abrolhamnento aberto, cotanilhoso, branco e com orla levemente carminada.
Folha jovem amarela com manchas bronze. Muito cotanilhosa na página inferior e penugenta na página superior.
Flor hermafrodita.
Pâmpanos entre-nós e nós com estrias vermelhas pela face dorsal, e verdes pela face ventral. Média pigmentação antociânica dos gomos. Porte erecto a meio-erecto.
Gavinhas descontínuas, curtas, penugentas e direitas.
Folha adulta tamanho pequeno, cuneiforme, trilobada a inteira, verde escura, plana, às vezes revoluta, e medianamente bolhosa. Dentes de comprimento médio e lados rectilíneos, alguns convexos. Seio peciolar pouco aberto com base em V, e seios laterais superiores abertos com base em V. Cotanilhosa e fracamente cerdosa na página inferior. Pecíolo tearâneo e mais curto que a nervura princpal mediana.
Cacho pequeno, normalmente com uma asa. Compacto a medianamente compacto. Pedúnculo de comprimento médio e lenhificação fraca.
Bago tamanho médio e uniforme. Arredondado. Cor verde amarelada. Com pruína, pelícila de espessura média e hilo aparente. Polpa rija, pouco suculenta e de sabor simples. Pedicelo de comprimento médio e difícil separação.
Graínhas de tegumento duro, predominam em número de duas por bago. Grandes, bojudas, de bico curto pouco pronunciado.
Sarmentos de secção transversal elíptica, superfície estriada e pouco costada, e cor castanha amarelada. Pouco extensos, finos e irregularmente angulosos. Entre-nós de comprimento médio a curto e nós volumosos e mais escuros. Gomos pequenos, ponteagudos e muito salientes.

 
English