Deseja mais informação? Siga estes links.
Castas brancas Castas tintas
Síria  
  Propriedades da casta
Nome Síria
Tipo da casta Branca
Descrição A casta Síria é cultivada nas regiões do interior de Portugal. Já foi a casta branca mais plantada na região alentejana, onde é denominada Roupeiro, contudo, verificou-se que as temperaturas demasiado elevadas do Alentejo não eram benéficas para esta casta: os vinhos não tinham frescura, boa acidez e perdiam os aromas rapidamente. Assim, desenvolveu-se o cultivo da Síria nas terras mais altas e frescas da Beira Interior (nomeadamente na zona de Castelo Rodrigo) e Dão (onde a casta é conhecida por Alvadurão, Côdega ou Crato Branco). A Síria é uma casta muito produtiva de cachos e bagos pequenos. Apesar de ser bem resistente ao oídio e ao míldio é bastante sensível à podridão. Os vinhos produzidos com esta casta são delicados, frescos e elegantes.
   
  Características Ampelográficas
Fonte: Catálogo das Castas, IVV.
 
Ramo jovem Aberto-achatado, com forte densidade de pêlos prostrados e pigmentação antociânica forte, relativamente generalizada.
Folha jovem Amarela com carmim na orla. Página inferior da 4ª folha expandida com forte densidade de pêlos prostrados.
Flor Hermafrodita.
Vigor Forte.
Porte Erecto.
Pâmpanos Entre-nós, nós e gomos verdes.
Gavinhas Curtas. Distribuição regular descontínua, com fórmula 02.
Folha adulta Pentagonal, grande, quinquelobada. Verde médio. Limbo irregular, por vezes enrugado e medianamente empolado. Dentes médios e convexos. Seio peciolar pouco aberto, em V. Página inferior com forte densidade de pêlos prostrados e fraca de erectos entre as nervuras principais, e sobre elas média densidade de pêlos prostrados e fraca de erectos.
Cacho Médio e tochado. Pedúnculo de comprimento médio.
Bago Elíptico-curto, médio e verde-amarelado. Película medianamente espessa e pruinada. Polpa rija e suculenta. Pedicelo curto, com o bago bastante aderente.
Graínhas Com tegumento duro.
Sarmentos Elípticos, costados-estriados e amarelados.

 
English