Deseja mais informação? Siga estes links.
Distribuidoras internacionais ignoram vinhos portugueses
António Freitas de Sousa | Diário Económico | 03-12-2007
Pág. 2 | 2 1 2

DIAGEO

O gigante mundial obteve em 2007 uma facturação superiora 10 mil milhões de euros. Algumas das marcas mais conhecidas do 'portfólio' são a Johnnie Walker, J&B, Guinness e Baileys. Em Portugal, o grupo foi responsável pelos vinhos Periquita, da José Maria da Fonseca – que continua a aparecer no quadro das suas marcas na internet - mas o produtor nacional desistiu da parceria há cerca de quatro anos. Mesmo assim, a Diageo mantém o primeiro lugar da distribuição no mercado interno, com um volume de negócios que ultrapassa os 200 milhões. Em termos de quota de volumes, a multinacional de origem britânica assegura cerca de 30,5% do mercado.

PERNOD RICARD

Com uma facturação de 6,4 mil milhões de euros em 2007 e lucros de 831 milhões, a multinacional francesa assegura a liderança de vários mercados, com especial destaque para o da América do Sul. Em Portugal, o grupo facturou pouco mais de 90 milhões em 2006, mas as expectativas são de ultrapassar a barreira dos 100 milhões em pouco tempo. Jameson, Ballantine's, Chivas, Munn, Havana Club e The Glenlivet são algumas das marcas que fazem parte do seu 'portfólio'. A empresa tem em execução, no mercado nacional, aquilo a que chamou o projecto Cosmos, como forma de envolver os pequenos distribuidores no plano de desenvolvimento da inserção das suas marcas no mercado nacional.

PRIME DRINKS

Surgiu em 1996, com a denominação Caves Aliança Marketing. O objectivo é optimizar a distribuição das marcas fundadoras: Caves Aliança (50% do capital), William Grant Sons, (40%), e Bols (10%). Há uma semana, surgiu uma nova composição accionista, que resultou da saída, há alguns anos, da Aliança: a Herdade do Esporão passou a deter 50% da empresa, a William Grant assegura agora uma posição de 35% e a Rémy Cointreau 15%. As marcas próprias da Finagra e os vinhos da Aveleda são responsáveis por grande parte do volume de negócios. As marcas Rémy Martin, Absolut e Grant's dão-lhe o terceiro lugar no ranking de bebidas brancas em Portugal - que juntamente com os vinhos asseguram uma facturação de 141 milhões de euros.

 
Pág. 2 | 2 1 2
 
Escreva um comentário
0 comentário(s). Pág. 1|1 1  
 
 
Nome: E-mail
Título do comentário
Comentário
Código de segurança:
 
English