Vinhos portugueses no pódio internacional
Viniportugal | 15-10-2012

Cinco prestigiados concursos internacionais - Decanter Wine Awards, International Wine Challenge, Concours Mondial de Bruxelles, Mundus Vinis e China Wine & Spirits Awards 2012 - premiaram os vinhos portugueses.

O ano de 2012 está a revelar-se muito positivo para os vinhos portugueses e as medalhas obtidas nos concursos internacionais têm-lhes atribuído prestígio e notoriedade nos mercados âncora a nível mundial. Portugal foi premiado com um total de 1371 medalhas: 297 no Concours Mondial de Bruxelles, 484 no International Wine Challenge, 291 no Decanter Wine Awards, 159 no Mundus Vinis e 140 no China Wine & Spirits Awards 2012. 

A qualidade do vinho português está a conquistar a crítica e foi reconhecida nos concursos internacionais, com uma elevada taxa de sucesso, pois cerca de 80% dos vinhos nacionais inscritos foram premiados.
 
Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, afirma que “os diversos prémios e distinções obtidas a nível internacional são resultado de um permanente esforço das empresas portuguesas, que procuram afirmar o carácter diferente do vinho português, mas garantindo sempre elevados padrões de qualidade. Sendo diferentes, os Vinhos de Portugal procuram ir de encontro aos gostos do mercado.”
 
“É prestigiante constatar que a estratégia, muito assente nas castas autóctones, apresenta resultados, estando a conquistar a crítica e daí os prémios atribuídos nos concursos internacionais” reforça Jorge Monteiro, que sustenta que “sendo Portugal o 12º maior produtor mundial de vinho, afirma-se como 10º no ranking do comércio internacional de vinho. Já exportamos 42% do que produzimos mas queremos exportar mais, pelo que há ainda muito trabalho a desenvolver ao nível da promoção internacional da marca Wines of Portugal”.

Medalhas obtidas e distinções atribuídas:

No Concours Mondial de Bruxelles os vinhos portugueses foram premiados com 297 medalhas, tendo Portugal garantido um lugar prioritário, posicionando-se à frente de importantes países produtores de vinho como Itália, Chile e Austrália. Foi ainda entregue a Portugal o prémio melhor vinho tinto em competição, classificação que destacou Poliphonia Signature 2008, vinho tinto alentejano da Granadeiro Vinhos. 

Durante três dias, 320 provadores de vinhos e bebidas espirituosas, a representar 40 nacionalidades, degustaram e avaliaram 8 397 vinhos e bebidas espirituosas de 52 países produtores. Sommeliers, importadores, jornalistas e críticos de vinhos classificaram um leque variado de amostras a concurso.

Os vinhos portugueses também mereceram destaque na edição deste ano do International Wine Challenge, com 49 medalhas de ouro e um total de 484 medalhas. Portugal assegurou o reconhecimento do terceiro lugar nesta distinta prova de vinho a nível mundial à frente de países com crédito no mercado internacional como Espanha, Chile e Itália.  

No concurso Decanter World Wine Awards 2012, Portugal conquistou 6% das medalhas de ouro e um total de 291 medalhas - 5 de ouro, 80 de prata, 206 de bronze -, com especial enfoque para os vinhos do Porto e da Madeira, os mais medalhados. Portugal foi ainda enaltecido com a atribuição do prémio “Homem do Ano 2012” a Paul Symington, pela Decanter. Uma distinção de prestígio pela primeira vez atribuída a uma personalidade portuguesa.

O Presidente do Conselho de Administração da Symington Family Estates, ao receber este prémio afirmou ser “uma honra para o Vinho do Porto, para o Douro e para a minha família” e Sarah Kemp, directora da Decanter considerou Symington "o melhor embaixador do vinho do Porto. Um verdadeiro evangelista para a região que atribuiu relevância ao vinho do Porto e o tornou acessível aos consumidores de Milwaukee a Mayfair"

A Casa Ferreirinha foi também distinguida internacionalmente com o prémio “Produtor do Ano 2012″, um prestigiado prémio da norte-americana Wine & Spirits Magazine, legitimada pelas consistentes e elevadas classificações dos seus vinhos nas tabelas de provas da publicação. Joshua Greene, editor da revista classificou a Casa Ferreirinha como a “a grande embaixadora do Vale do Douro” e Luís Sottomayor, enólogo da Sogrape, defendeu que “É sempre reconfortante e encorajador ver o nosso trabalho distinguido entre os melhores, sobretudo neste caso que não falamos de um vinho isolado, mas de uma consistência de qualidade ao nível de toda a gama”.

O vinho português foi ainda reconhecido com 159 medalhas no concurso internacional de vinhos Mundus Vini 2012, somando uma medalha grande gold, 57 de ouro e 101 de prata nesta iniciativa organizada pela 12ª vez pela editora alemã especializada em vinhos e bebidas alcoólicas “Meininger Verlag GmbH”. Nesta competição os vinhos nacionais disputaram o concurso com 6019 vinhos de 44 países e foram apreciados pelo júri, composto por 300 especialistas de 46 países, que classificou todos os vinhos conforme o regulamento da “Organisation Internationale de la Vigne et du Vin (OIV)”.

O grupo português “Enoport United Wines” foi declarado o melhor produtor europeu de 2012 e evidenciou-se nesta competição ao ser galardoado com 5 medalhas de ouro e 10 medalhas de prata.

Portugal garantiu ainda uma boa participação na competição China Wine & Spirits Awards 2012, classificando-se como o segundo país mais medalhado na terceira edição deste concurso. Com 140 medalhas atribuídas, os vinhos portugueses foram apenas superados pelos vinhos australianos, tendo ainda sido reconhecidos com 7 Double Gold Medals, uma selecção feita a partir das medalhas de ouro e que distingue os melhores entre os melhores.
 
 
English